03 de Fevereiro de 2020, um dia para celebrar!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Hoje, louvamos e bendizemos a Deus pela caminhada de nossa Paróquia. Agradecemos ao Senhor por todos os Padres, religiosos e leigos que, durante estes 80 anos permaneceram firmes na missão de anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo, a todas as famílias desta terra dos guaranis, buscando inspiração na entrega e na disponibilidade de Maria, Nossa Senhora da Conceição Imaculada, a escolhida por Deus, e pelo Padre Cori, como Padroeira desta freguesia.

É uma dia para celebrar e agradecer a Deus, proclamando todas as suas maravilhas (Sl 9,3). Com amor eterno, o Senhor nos conduziu “pelas estradas da vida” (Sl 136,16). É um dia especial para fazer memória, recordar a caminhada, fortalecer a fé, renovar a esperança, espalhar a semente do amor em nossas comunidades, à luz de tudo que o Senhor Deus realizou na vida do nosso povo, nesta longa “travessia”, em que Nossa Senhora “cobriu-nos com seu manto sagrado, cor de anil”.

Nós te agradecemos, Senhor, numa grande Assembleia, celebrando a Eucaristia, revivendo a história de nossos pais, como o povo de Deus em Siquém (Js 24), porque sois um rochedo para nós (Sl 31,3). Em torno do teu altar, reunimos anciãos, jovens, crianças e adultos que se apresentam diante de Ti e fazem uma síntese da história (Js 24,2-4) desta comunidade, nestes 80 anos, deste o Patriarca, Padre Coriolano, quando assentou os fundamentos desta Igreja, lançando como pedra fundamental, o Evangelho de Jesus Cristo. Nesta longa jornada, somos mais que
vencedores. Passamos por grandes desafios, combatendo o bom combate da vida (2Tm 4,7-8) que os fracos abatem (Canção dos Tamoios), canção dos paiacus. Nós te louvamos e te agradecemos, Senhor, porque nos guiaste com teu braço forte, pois, em Ti, quando somos fracos é que somos fortes (2Co 12, 9.10).

Nossa história é marcada por lutas, sofrimento e dor, alegrias e esperanças, traços da caminhada de teu povo no deserto, fugindo da terra da escravidão. Graças à tua presença, saímos da terra da escravidão, vivemos o nosso Êxodo, conquistamos a vitória, porque escolhemos e decidimos fazer a tua vontade, como fez Nossa Senhora da Conceição Imaculada, a jovem e Virgem Maria. Sim, Senhor, nós e nossa casa te servimos e te louvamos neste dia santo, em que celebramos o Jubileu de nossa paróquia, renovando a Aliança no amor (Js 24,25-28), pelo serviço ao teu Reino nas pastorais e nos movimentos.

Nós te bendizemos o tempo todo, seu louvor estará sempre em nossa boca (Sl 34,2). Com Maria, tua mãe e nossa mãe, “neste dia, queremos cantar, com grande alegria, teu santo Nome exaltar”. Obrigado, Senhor. Bendito seja desde agora e para sempre (Sl 41,14). Obrigado, Senhor, Tu és o nosso Rei. Teu trono está firme desde a origem (Sl 93,2), nesta terra de Pacajus. “Nós cantamos, louvando a Maria, nossa mãe. A ela, nosso eterno obrigado”. Seguindo o seu exemplo, o coração de nossos paroquianos permanece firme, cantando e tocando cítaras e harpas para louvar-te entre os povos, porque o teu amor é maior do que o céu (Sl 108,2-4).

Nós te louvamos, Senhor, porque o teu amor por nós é firme e a tua fidelidade é para sempre (Sl 117,2). São 80 anos de história, por isso, ainda estamos engatinhando, dando os primeiros passos rumo à eternidade. Nossa missão é caminhar e enquanto caminhamos, espalhamos as sementes do teu amor e da tua Palavra, para que o teu Reino permaneça entre nós. Obrigado, Senhor. Iluminanos com a tua luz, fortalece-nos com o teu Espírito, pois, “com Maria queremos caminhar”, proclamando, “Ave Maria”, e junto dela, sempre queremos estar”, junto à tua cruz, para um dia alcançar a tua salvação. Amém!

Paz e bem!
(Jaires Pinheiro)