Com alegria, lançamos oficialmente a Festa Jubilar de 80 anos de nossa paróquia

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Com o tema COM A MÃE IMACULADA RUMO AOS OITENTA ANOS EM MISSÃO, todas as comunidades de nossa paróquia, realizarão seus festejos de padroeiro desenvolvendo atividades a ele relacionadas, valorizando a história de caminhada fé de nosso povo, com gratidão a Deus pelas graças derramadas em nossa cidade.

Objetivo do Jubileu

Celebrar a data de criação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Pacajus, em 3 de fevereiro de 1940, que completará no ano vindouro, portanto, 80 anos de existência eclesiástica.

Os festejos do Jubileu de 80 anos expressam a nossa alegria de poder vivenciar o crescimento paroquial de nossa comunidade, visando aprimorar ainda mais a devoção e o culto a Nossa Senhora da Conceição.

Programação do Jubileu

1. Durante este período, que se inicia com os festejos em honra à Nossa Senhora da Assunção, dia 05 de agosto deste ano, no espaço que viu nascer a evangelização de nossa cidade, e que por décadas sediou a vida do povo de Deus em Pacajus, a Igreja Mãe, até o dia 3 de fevereiro de 2020, rendendo graças a Deus pelo crescimento de nossa vida paroquial e pelos inúmeros frutos obtidos nesta caminhada de oito décadas, realizando o Jubileu de 80 anos;
  2. Durante a celebração do Jubileu de 80 anos da nossa paróquia de Pacajus acontecerá com a realização de diversos momentos, dispostos ao longo deste período de agosto de 2019 a fevereiro de 2020;
  3. Será promovido um concurso para escolha do Hino do Jubileu e, a cada mês do calendário litúrgico, um determinado tema será explorado em toda a paróquia;
  4. As paróquias de São João Batista (em Horizonte), Santa Terezinha (em Chorozinho), e Nossa Senhora de Fátima (na Lagoa Seca), serão integradas na programação do Jubileu.
    Também ocorrerá, às capelas e paróquias vizinhas, a visita do tríptico do Jubileu.

Símbolo Jubilar

Como símbolo do Jubileu de 80 anos de nossa paróquia, foi elaborada uma composição em que se destaca, sobre uma marca d’água que traz imagens de ex-párocos, da antiga Igreja Matriz, de diversos momentos celebrativos
da paróquia, a figura da atual Igreja Matriz, predominando a cor marrom, que remete aos missionários jesuítas, que aqui fizeram as primeiras missões;

A figura da Igreja Matriz traduz, em sua magnitude, o crescimento da vida eclesial da paróquia, nestes 80 anos de missão.

Circundando a matriz, destaca-se o numeral 80, em que se encontra, na sua parte superior, a representação da cruz, sinal de evangelização das terras pacajuenses, e a Sagrada Eucaristia, alimento e fortaleza do povo católico de nossa comunidade;

Ainda percebemos referência a aliança feita pelos pacajuenses e sua paróquia, pelo numeral zero, que entrelaça a figura da matriz; ainda ganha destaque o dígito com o ano de criação da paróquia e o do jubileu.

Na parte inferior do logotipo, encontramos a nominata da denominação da paróquia, colocada no centro de uma faixa retangular, onde se percebe uma moldura com desenhos que remetem ao piso original da primeira igreja matriz de nossa cidade, com predominância da cor marrom, numa remissão novamente à missão jesuítica em Pacajus.

Tríptico Jubilar

O Tríptico Jubilar será uma capela de madeira, composta de três painéis: um central e fixo, que terá ao fundo a imagem de nossa padroeira, a Imaculada Conceição, e os outros dois laterais móveis ligados ao primeiro por dobradiças, que contará coma imagem da arte gráfica do Jubileu e da foto da Igreja Matriz durante sua construção. As partes laterais dobram-se a parte central formando a Igreja Mãe.

O Tríptico Jubilar, deverá estar presente em todas as celebrações, reuniões e nos demais momentos da vida paroquial.

triptico-ano-jubilar-paroquia-pacajus