A dimensão religiosa do dízimo

terça-feira, 28 de julho de 2020

Dimensão Religiosa

Durante esta semana em que vivenciamos um pouco mais a importância do dízimo e de ser dizimista em nossa paróquia, iremos entender um pouco mais sobre as quatro dimensões do dízimo: Religiosa, Eclesial, Missionária e Caritativa.

Hoje iremos ver a Dimensão Religiosa.Ela consiste na utilização de parte do dízimo para promover a oração comunitária e tudo o que diz respeito a ela.

Na dimensão religiosa, o dízimo é utilizado na construção, sustentação, manutenção e ampliação da igreja, da casa paroquial, do salão, da secretaria, das salas de catequese e de outros locais e atividades que estejam a serviço da oração e da evangelização.

Dízimo e Igreja

A Igreja é o local de encontro da comunidade. Ela deve oferecer o necessário para que a oração comunitária se realize, seja pela missa, seja por outras celebrações. Eis alguns exemplos do que é preciso para tanto: objetos litúrgicos, folhas e livros, aparelhagem de som, vestimentas para os ministros, imagens e quadros sacros, instrumentos musicais, enfeites, cadeiras e/ou bancos, luminárias, armários, sistema de segurança, extintores.

Dízimo e Casa Paroquial

Aqui entram os equipamentos domésticos, alimentação, contas de água, luz, telefone (e outros), escritório para atendimentos aos fiéis, contribuição para os clérigos (côngrua), plano de saúde e encargos sociais (clérigos e/ou funcionários), material de limpeza, cozinheira e/ou diarista, automóvel.

Dízimo e Salão Paroquial

Equipamentos como cadeiras, mesas, sistema de som, armários, utensílios de cozinha, materiais didáticos
para encontros, cursos e palestras, banheiros, salas para encontros/reuniões em grupos, sistema de ventilação, sistema de segurança.

Dízimo e Secretaria

Aqui entram custos com secretário/a, computador e acessórios, arquivos, materiais diversos (canetas, grampeador, carimbos, tesoura, fitas…), fichários, boletim diocesano e/ou paroquial, ambiente acolhedor, impressos em geral, materiais para uso de pastorais e movimentos, cofre, telefone, faz.

Dízimo e Catequese

Nesse quesito, se enquadram salas, material adequado e atualizado (aparelhagem de som, vídeo, cartazes, bíblias e outros livros, manuais de catequese…), espaço para recreação/confraternização, banheiros, caixa de primeiros socorros, jogos educativos.

Outras questões que também estão inclusas nessa dimensão são Cuidado e ornamento do espaço ao redor da igreja e outras dependências, salas para grupos autônomos (pastorais, movimentos, organismos eclesiais), segurança (sistema de alarme ou vigilantes), agentes liberados, serviços prestados por autônomos.

Os itens elencados acima não esgotam todas as necessidades da dimensão religiosa a serem supridas pelo dízimo. São apenas uma lista que exemplifica o quanto custa a existência e a sustentação/manutenção de uma comunidade. As comunidades, por serem diferentes, têm necessidades diferentes.

O importante é entender que a obrigação de cuidar da igreja e investir na evangelização é de toda a comunidade, e não apenas do pároco ou de um grupo.

Existe o risco de uma comunidade comprar o que não precisa, gastando em coisas supérfluas. Daí a necessidade de uma equipe de administração que atue unida ao pároco e ao conselho paroquial de pastoral (em nossa paróquia, temos o Conselho Econômico).

Juntos, e tendo todos, o direito de opinar e a obrigação de ouvir, chega-se com facilidade a decisões prudentes e de bom senso. Se for o caso, consulte-se toda a comunidade, levando em consideração o que ela tem a dizer.

Você já imaginou quantas coisas estão embutidas apenas nessa única dimensão? Então, com coração dócil e humilde, sejamos dizimistas em nossa comunidade paroquial.

Download do Material para os encontros

Baixe o roteiro para os encontros do dízimo clicando na imagem abaixo:

Semana do Dízimo em Pacajus