CNBB lança subsídios para o Mês da Bíblia, celebrado em setembro

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Data foi criada em 1971, com a finalidade de instruir os fiéis sobre a Palavra de Deus

Por ocasião do Mês da Bíblia, celebrado pela Igreja no Brasil em setembro, a Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou subsídios para os fiéis que desejam celebrar o período. A data foi instituída em 1971, a fim de instruir os fiéis acerca da Palavra de Deus.

O Mês da Bíblia 2017 tem como tema e lema “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” e “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida”, respectivamente. A inspiração desta temática surgiu a partir do Documento de Aparecida de 2007, intitulado “Discípulos missionários de Jesus Cristo, para que n’Ele nossos povos tenham vida”, segundo informa o presidente da Comissão, Dom José Antônio Peruzzo.

Esta proposta, de acordo o bispo, tem como principal objetivo conhecer e partilhar a palavra de Jesus Cristo. “O Documento de Aparecida estabelece essa conexão entre discipulado e missão com duas faces da mesma moeda. O discipulado leva necessariamente à missão e a missão se alimenta do discipulado”, afirma.

Levando em consideração a realidade brasileira e a caminhada da Igreja no país, o livro escolhido para celebrar o mês bíblico está associado à memória de São Jerônimo. Ele foi tradutor da Bíblia para o latim e modelo de divulgador dos estudos bíblicos. “Naturalmente, o chamado Mês da Bíblia significa Ano da Bíblia, e até mesmo a caminhada contínua da Bíblia, no sentido que não se pode limitar a um tempo determinado”, explica Dom Peruzzo.

O subsídio traz uma explicação do tema e lema do mês da Bíblia, apresenta o contexto atual do mês, com alguns eventos que marcam a conjuntura do ano de 2017, em âmbito eclesial e político. Além disso, como forma de apresentação ao tema e ao lema também traz uma apresentação do apóstolo Paulo e seu método missionário.

O outro subsídio de apoio ofertado pela Comissão é um roteiro de encontros bíblicos, com cinco encontros, cuja finalidade é ajudar as comunidades, grupos de famílias, grupos de reflexão, círculos bíblicos, que buscam orientar-se na luz da Palavra de Deus.

Ambos os subsídios estão disponíveis para venda no site da Edições CNBB.

Fonte: noticias.cancaonova.com