Poeta Pedro Cesário, 240 A - Centro, Pacajus - Ceará | Fone: (85) 3348.0284

Paróquia Nossa Senhora da Conceição Pacajus - Ceará

Início dos festejos da Assunção de Nossa Senhora marca a abertura do Jubileu de 80 anos de nossa paróquia

Compartilhe esta postagem no:

Por: paroquiapacajus

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Prestes a completar 80 anos, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição deu início na última segunda-feira (05), as comemorações deste importante marco na história da cidade de Pacajus.

Não por coincidência, os festejos da Assunção de Nossa Senhora ocorrem na Igreja Mãe, igreja esta, que é a gênesis da comunidade católica na cidade.

Contando com a presença de algumas autoridades como a do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza Dom Valdemir Vicente, bem como, do atual Pároco de Pacajus, Pe. Damião Lucas e do Prefeito da Cidade, Bruno Figueiredo, a solenidade iniciou-se com a fixação e benção da placa que consolida a importância e relevância histórica do lugar que é considerado o marco inicial de toda a trajetória missionária em Pacajus.

Diz a placa: “Aqui, nesta pequena Igreja Matriz onde, tudo começou, hoje nos reunimos para iniciarmos as comemorações dos 80 anos de criação de nossa paróquia.”

Além de demonstrar o caráter histórico, a placa também presta uma forte homenagem ao Pe. Coriolano Holanda Cavalcante, que como primeiro pároco foi fundamental para o crescimento e fortalecimento da Paróquia.

Em seguida as autoridades seguiram para o hasteamento das bandeiras, que assim fizeram, ao som do hino nacional, executado pela banda de música da cidade. Após o hasteamento da bandeira deu-se início a Santa Missa, celebrada pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, Dom Valdemir Vicente, concelebrada pelo Pároco de Pacajus Pe. Damião Lucas.

Com o início da Santa Missa, após a procissão de entrada, houve a apresentação das pastorais, comunidades, grupos e movimentos da paróquia, que entraram simbolizando tudo que já foi construído ao longo de sua história, ademais, traziam consigo o Tríptico Jubilar, símbolo das comemorações destes 80 anos da Paróquia.

Durante a homilia, Dom Valdemir Vicente, expressou a importância das comemorações dizendo que a data era memorável e de grande significado para Paróquia de Pacajus como para a Arquidiocese de Fortaleza, destacando que a Igreja é universal, e que os fiéis estão ligados pela fé em Cristo.

Por fim, após a Santa Missa, Dom Valdemir não escondia a alegria de estar participando daquele momento ímpar para a comunidade católica e destacou que se deve sempre lembrar dos antepassados, pois é através deles que se constrói a história.