Poeta Pedro Cesário, 240 A - Centro, Pacajus - Ceará | Fone: (85) 3348.0284

Paróquia Nossa Senhora da Conceição Pacajus - Ceará

Pastoral da Liturgia

quarta-feira, 16 de julho de 2014

A Eucarístia é o centro da vida cristã. Para que a comunidade possa perceber, conhecer e aderir a este caminho de salvação, é fundamental a ação litúrgica-sacramental. A Liturgia deve ser obediente e fidedigna à orientação da Igreja por seus documentos, deve estar se atualizando quanto as diretrizes litúrgicas próprias de sua par?quia, diocese ou arquidiocese e principalmente ser reflexo do tesouro inestimável da doutrina e da tradição de nossa Igreja Católica.

Para isso a Igreja conta com o serviço da Pastoral de Liturgia que tem por missão animar a vida litúrgica, levando em conta o contexto social, histórico, cultural e eclesial das comunidades, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem frutos espirituais. Para isso conta com o auxílio de uma organização própria, provida de um plano de trabalho e um cronograma de atividades.

A pastoral litúrgica, com a participação da comunidade ou de seus representantes, ocupa-se com a preparação, realização e avaliação das celebrações. Comporta uma adequada organização da vida litúrgica em todos os n?veis eclesiais e uma permanente formação litúrgica do povo, dos ministros e das equipes de liturgia.

As liturgias, bem celebradas inserem as pessoas, através da ação simbólico-ritual, na vivência do Mistério Pascal de Cristo. A pastoral litúrgica organiza-se tendo como referência os momentos fortes do Ano Litúrgico, festas dos padroeiros, acontecimentos importantes da história da comunidade, celebração dos sacramentos, privilegiando o domingo como dia da Ressurreição, da Palavra, da Eucaristia e da comunidade.