A dimensão eclesial do dízimo

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox"]

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Dimensões do Dízimo – Eclesial

Demos início a uma série de reflexões sobre o dízimo, enfatizando as dimensões abordadas pelo documento 106 da CNBB, Dízimo na comunidade de fé, orientações e propostas.

Começamos com a dimensão religiosa que compreende a relação do homem com Deus, a partir da certeza de que tudo vem Dele, no qual, somos invadidos pela gratidão e convertemos nosso coração para a partilha e para a solidariedade como expressão de fé. Neste artigo falaremos sobre a Dimensão Eclesial.

Decorrente da dimensão religiosa, o fiel vivencia sua consciência de ser membro da Igreja, pela qual é corresponsável, para que a comunidade disponha do necessário para a realização do culto divino e para o desenvolvimento de sua missão. Contribuindo com o dízimo, cada fiel toma parte no empenho de todos e se abre para a necessidade de toda a Igreja.

A partir do momento em que nos agregamos a uma comunidade, é importante que nos sintamos corresponsáveis para que a Igreja disponha do necessário para desenvolver sua missão. É a consciência de ser membro do Corpo místico de Cristo, a Igreja.

O cotidiano da fé e da vivência da liturgia exige uma série de cuidados e gastos que a comunidade provê a partir do dízimo. Não obstante a necessidade, é preciso que nos disponhamos a colaborar.

Eu sou Igreja!
Ao sentir-se acolhido, adentramos ainda mais nas necessidades de toda a Igreja. O dízimo oferece às paróquias as condições de contribuírem de modo sistemático com a diocese, mantendo vivo o laço de pertença.

As necessidades do bispo, dos sacerdotes e dos funcionários da diocese são direcionadas a partir da partilha do dízimo, o que nos torna membros de uma rede de partilha semelhante ao que vivia a primeira comunidade cristã. “Todos os que abraçavam a fé viviam unidos e possuíam tudo em comum” (At 2, 44).

Nós podemos e devemos experimentar concretamente de nossa pertença à Igreja, e dessa forma, sentir brotar a responsabilidade e o amor pela comunidade de irmãos e de fé. Essa vivência é fruto do Espírito Santo, a alma da Igreja, que une os fiéis num só coração e numa só alma.

Peçamos que sua luz Divina irradie em nossas comunidades para que sejamos todos participantes da vida da nossa Igreja.

Baixe o Material para os encontros

Faça o download do roteiro para os encontros do dízimo, clicando na imagem abaixo:

Semana do Dízimo em Pacajus