[Festa da Padroeira 2019] Identidade Visual é apresentada no encontro das comunidades

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Na última terça-feira (29), durante o encontro das comunidades, foi apresentada a identidade visual e todo material gráfico da Festa da Padroeira do ano corrente.

capa festa da padroeira de pacajus 2019

Em 2019, o festejo anual contempla as celebrações do Jubileu de 80 anos da Paróquia e traz como tema: “Com a Mãe Imaculada rumo aos 80 anos em missão”.

Entre os dias 28 de novembro e 08 de dezembro, os paroquianos e devotos de Pacajus irão vivenciar os festejos de Nossa Padroeira, a Mãe Santíssima Nossa Senhora da Conceição.

A programação será voltada para toda comunidade paroquial, havendo durante todos os dias do novenário às 18 horas, o ofício de Nossa Senhora e a celebração da Santa Missa, sempre às 19 horas.

As celebrações serão celebradas por padres vindos de outras paróquias, ademais, sempre após a Santa Missa contaremos com a parte social, momento este de confraternização e partilha na praça da igreja.

Conceito Visual

A identidade visual de nossa festa traz consigo muitos significados, reunindo elementos que remetem a evolução cristã em Pacajus.

A imagem de Nossa Senhora da Conceição presente na Igreja Matriz é colocada ao centro, como elo que fortalece a construção da fé dos paroquianos e conduz através do tempo, o povo cristão na missão de expandir o evangelho pela cidade.

No lado esquerdo, a arte dos festejos jubilares de 80 anos, que representa o passado missionário da Paróquia, reunindo em sua construção a simbologia dos oitenta anos e um mural de fotografias que conta a evolução histórica da paróquia e do povo cristão nestas quase oito décadas de evangelização.

No lado direito, portanto, aparece a imagem da Igreja Matriz em um fundo na cor ocre, representando assim, a atualidade da paróquia, que aderiu a cor para ser a sua identidade visual na Matriz e em todo o seu patrimônio local.

Deste modo, a construção do material visual é, portanto, fruto de grande reflexão, pois se concentra em enfatizar o passado de grandes conquistas, na missão evangelizadora da Igreja, bem como, em enfatizar o trabalho pastoral daqueles que foram de grande importância para que chegássemos nestes oitenta anos, não esquecendo, daqueles que atualmente contribuem e continuam nesta missão, de levar o evangelho a cada canto desta nossa querida comunidade cristã que é Pacajus. .

Peregrinação

Iniciamos o nosso período festivo no dia 07/11 com a Peregrinação de Nossa Senhora. A Imagem Peregrina irá percorrer todas as comunidades da paróquia, iniciando seu percurso na comunidade do Buriti na data acima, e findando-se no dia 28/11 na Matriz.

Carreata de Divulgação

No dia 24 de novembro, as ruas da cidade de Pacajus irão se voltar para a Carreata Desperta Pacajus, Nossa Senhora te Chama! Momento de mobilização de toda a comunidade cristã católica em preparação para a festa.

Principais Momentos

No Dia 24/11, a Imagem Peregrina irá até a cidade de Chorozinho, em carreata com os paroquianos, para a divulgação da Festa, a concentração irá ocorrer na Matriz às 18 horas.

No dia 28/11, finalizaremos as peregrinações já com a procissão de abertura dos festejos, onde a Imagem Peregrina sairá da comunidade Aldeia em direção a Igreja Matriz.

No dia 01/12, acontecerá o Pedalando com Maria para chegar até Jesus, momento em que iremos reunir vários ciclistas de nossa cidade como uma mobilização de evangelização através do ciclismo.

No dia 07/12, durante a parte social, haverá o tradicional sorteio da Festa da Padroeira. Teremos como premiação:

• 1º. Prêmio – R$ 30 mil reais
  • 2º. Prêmio – R$ 5 mil reais
  • 3º. Prêmio – R$ 3 mil reais.

O preço de cada cartela custará apenas R$ 10,00 e pode ser adquirida através dos revendedores nas comunidades, na barraca do sorteio na praça da Igreja Matriz ou na Secretaria Paroquial.

No domingo dia 08/12, quando festejaremos o dia de Nossa Senhora, teremos a celebração da Santa Missa às 7 horas e às 19 horas.

Ainda no domingo (08), pela manhã, haverá a VI Cavalgada de Nossa Senhora, quando vários vaqueiros e simpatizantes irão cavalgar montados em seus cavalos as ruas de Pacajus para expressar a sua fé e devoção a Nossa Senhora.

Na noite do domingo (08) teremos o encerramento da festa com a Santa Missa e por fim, marcando o encerramento o Festival da Padroeira, momento este que reúne grandes vozes locais para cantar para Nossa Senhora.

Materiais de Divulgação

Como forma de ampliar a divulgação da Festa da Padroeira, estaremos disponibilizando nas plataformas digitais, o download de alguns materiais para que você paroquiano, possa através do seu Facebook, WhatsApp, Instagram, ou qualquer outro meio de divulgação nos ajudar a divulgar a maior e mais bela comemoração religiosa da cidade de Pacajus.