Formação sobre Campanha da Fraternidade na Região Praia – São Pedro e São Paulo

domingo, 13 de janeiro de 2013

Campanha da Fraternidade Arquidiocese de FortalezaNeste sábado, 12 de janeiro, aconteceu na paróquia de Pindoretama, um encontro formativo sobre a Campanha da Fraternidade desse ano, cujo tem é: “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). O encontro contou com a presença de ao todo de 155 pessoas, dentre elas, membros de várias paróquia da região praia São Pedro e São Paulo e padres.

“Que Nossa Senhora das Graças derrame suas graças sobre nós”. Foram com essas palavras que o Pároco de Pindoretama, Padre Airton Lima abriu o momento formativo.

Padre Robério, da paróquia de Aquiraz, vigário episcopal da região São Pedro e São Paulo, incentivou e encorajou a todos os presentes a assumirem com muito amor essa missão no ano de 2013 com a juventude.

A formação nos alertava que a Campanha da Fraternidade desse ano não é uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, mas uma forma de levar o jovem ao seu protagonismo.

Foram abordados os desafios que a Igreja enfrenta para a realização dessa missão. Dados iam sendo apresentados e entre eles um chamou bastante atenção: “Os jovens de hoje, mesmo com a realidade que enfrentam, buscam um sentido de vida”. Isso mostra que é possível uma abertura por parte dos jovens a Deus, desde que toque profundamente suas realidades.

A campanha da fraternidade desse ano tem como objetivos:

1. Proporcionar ao jovem um Encontro Pessoal com Deus.
  2. Incentivar a participação ativa dos jovens (protagonismo).
  3. Incentivar o jovem  ser agente transformador do mundo.

Um dos formadores, Fernando Pessoa, citou que a Igreja existe para a missão, que é preciso sair dos muros e ir ao encontro do homem.

“O jovem deve encontrar o sentido de sua vida na realidade em que se encontra”, foi uma das partilhas da formadora Luizinha.

Que nós possamos deixar que a transformação aconteça primeiramente em nós, para que possamos acolher a juventude com o amor que Cristo nos ensinou a acolher.

Fotos do encontro:

Deus abençoe