Shalom assume primeira paróquia em Fortaleza

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Shalom assume Paróquia do Carmo, Shalom, Paróquia, Arquidiocese de FortalezaA Comunidade Católica Shalom assumiu, no sábado, dia 6, nova missão na capital cearense: evangelizar o Centro da cidade, servindo a Paróquia Nossa Senhora do Carmo. A missa de posse do pároco Pe. Jairo Barbosa e do vigário Pe. Paulo Sérgio, sacerdotes consagrados na Comunidade de Vida Shalom, foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Tosi.

Nossa Senhora do Carmo é a primeira paróquia assumida pela Comunidade Shalom na Arquidiocese de Fortaleza. Mais sete missionários foram enviados para auxiliar os padres no desenvolvimento de ações evangelizadoras.

Pe. Jairo Barbosa esclarece que as atividades desempenhadas pela comunidade paroquial serão mantidas, bem como o calendário das Missas. Ele destaca a necessidade de se ouvir os paroquianos e que a novidade da missão fica por conta dos projetos desenvolvidos segundo o carisma Shalom. “Serão projetos de evangelização que ainda estão sendo discernidos. A paróquia é estratégica, já que se encontra no coração da cidade”, assegura.

A Comunidade Shalom mantém 24 centros de evangelização em diversos bairros da cidade. “Somos uma companhia de pesca. Queremos ir ao encontro do homem desta cidade onde quer que ele esteja para anunciar-lhe a alegria de ser cristão”, afirma Pe. Sílvio Scopel, coordenador apostólico da Missão de Fortaleza.

Paróquia Nossa Senhora do Carmo
Em 8 de setembro de 1892, durante o pontificado de Leão XIII (1879-1903) e o episcopado de Dom Joaquim José Vieira (1883-1912), a igreja, já construída, passou a se chamar Nossa Senhora do Carmo, mas só foi inaugurada oficialmente em 25 de março de 1906.

Importada de Portugal a pedido de Monsenhor Dantas, a imagem da padroeira ficou retida na alfândega. O padre não tinha como pagá-la. O prazo para retirá-la esgotou-se e ela foi leiloada. O comerciante José Rosas, que a arrematou, não quis doá-la à igreja.

Mais tarde, estando gravemente enfermo, José Rosas prometeu a Nossa Senhora do Carmo fazer a doação, caso ficasse curado. O pedido foi atendido e o comerciante incumbiu sua esposa, Sara, de entregar a imagem ao Monsenhor. Este fato leva os fieis a valorizarem com grande devoção a imagem de Nossa senhora do Carmo que ainda hoje existe sobre o altar-mor.

Paróquia Nossa Senhora do Carmo
Praça do Carmo, s/n – Centro. Fone: (85) 3253-1489
Dias e horários de Missas:
Domingo: 8h, 10h, 17h, 18h30
Terça, quarta, quinta e sexta: 7h30 e 17h