Veja o que muda na Santa Missa do lava-pés em Pacajus, devido a quarentena

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Nesta Missa que abre o Tríduo Pascal, celebram-se três acontecimentos muito importantes: a instituição da Eucaristia, a instituição do Sacerdócio Ministerial e o Mandamento do Amor.

Semana Santa em Pacajus - Lava pés católico

Como está sendo difícil para a maior parte dos católicos do mundo inteiro, viver esta semana santa sem poder se reunir como de costume, para celebrar a Eucaristia.

Devido a pandemia do COVID-19, somos orientados a evitar aglomerações para diminuir a transmissão do vírus.

Por outro lado, a Igreja continua com fé e esperança a sua missão de anunciar a Boa Notícia: única que pode nos curar e libertar de todo mal causado ao corpo e a alma, pelo pecado.

Nesta quinta-feira santa, celebramos a instituição da Eucaristia, assim como a instituição do Sacerdócio Ministerial.

Diante de tamanha graça, nada melhor do que nos desligarmos do mundo para nos conectarmos em Deus e naquilo que Ele deseja nos revelar neste dia.

Em nossa paróquia, os pacajuenses diretamente de suas casas, com suas famílias, poderão acompanhar a Missa da Ceia do Senhor, através de transmissão ao vivo em nossa página no facebook.

A Santa Missa será transmitida no horário das 19 horas.

O que muda no rito da Missa

O rito do lava-pés durante a missa, será omitido. A tradicional procissão com o Santíssimo pelas ruas após a missa, também será omitida.

O Santíssimo Sacramento ficará em exposição para adoração durante meia hora e, logo em seguida, será feita a reposição ao tabernáculo.

Guardar o silêncio após a Santa Missa

A partir deste momento, os católicos devem viver o JEJUM e a ABSTINÊNCIA DE CARNE. Guardar silêncio em casa e manter-se em espírito de contrição, também contribui para melhor nos unir ao Cristo crucificado que se entrega por cada homem e mulher.

É Cristo que dar inteiramente a sua vida pela humanidade. Não é tempo para barulho, som alto, conversas em alta voz. Como seria bom inclusive, desconectar um pouco das redes sociais após a Missa, para refletir mais sobre a entrega total de Jesus. Que tal exercitar isto em seu lar?

Programação completa

Você também pode conferir toda a programação da semana santa e se preparar para viver todos os momentos conosco, clicando no banner abaixo: