Pastoral do Batismo

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox"]

O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristão, o pórtico da vida no Espírito(“vitae spiritualis ianua”) e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, e somos incorporados ? Igreja e feitos participantes de sua missão: “Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo – O batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra”.

Ele é denominado batismo com base no rito central pelo qual é realizado: batizar significa “mergulhar”; o “mergulho” na água simboliza o sepultamento do catecúmeno na morte de Cristo, da qual com Ele ressuscita, como “nova criatura” (2Cor 5,17; Gl 6,15).

Este sacramento é também chamado “o banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo” (Tt 3,5) pois ele significa e realiza este nascimento a partir da água e do Espírito, sem o qual “ninguém pode entrar no Reino de Deus” (Jo 3,5).